Estava eu em Lisboa há dias atrás. Choveu o dia todo, sem parar um único segundo. Foi um daqueles dias cinzentos em que parece que o céu pode desabar a qualquer momento. Eram seis da tarde e o alfa pendular partia para Faro às seis e meia. Entrámos no metro depois da correria à chuva pelas ruas, já que não levámos sombrinha. O metro parou mesmo quando estávamos a descer as escadas e ainda conseguimos entrar. Havia montes de gente lá dentro e ainda mais a entrar. Passou um minuto e o metro não fechava as portas, não arrancava e não se passava nada.


Ouvia-se de tempos a tempos uma voz a anunciar qualquer coisa lá fora, mas não percebíamos o quê. Havia gente a sair. Outros, sem se aperceber da situação, corriam para entrar. Havia aqueles que tranquilamente ficaram parados à porta, ainda aberta. Estava um ar abafado. Esperámos mais uns quantos minutos a analisar as hipóteses e percebemos que o metro não ia a lado nenhum. Saímos. Vimos no painel que havia um atraso por tempo indefinido e pediam desculpa pelo incómodo.

Corremos escada acima de volta à rua chuvosa. Entrámos no taxi. Tínhamos uns dez minutos para chegar à estação de Entrecampos. Trânsito. Hora de ponta. Semáforos vermelhos. Fila. O relógio a anunciar o tempo a passar. Conseguimos ou não conseguimos? Chegámos finalmente. O taxista não quis aceitar o pagamento com a nota de vinte euros. Toca a juntar os trocos para conseguir os cinco euros. Os minutos, imperdoavelmente, continuaram a contar. Toca a apressar o passo e correr escadas acima com as malas, os livros e tudo e tudo e tudo. Chegámos finalmente à linha quatro e heis que nesse mesmo instante ouvimos anunciar que o comboio estava atrasado 18 minutos. Só me apeteceu dizer palavrões. 

2 comentários

  1. Lisboa é um stress! lol Quando lá estiveste? Eu estive de sexta a domingo!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro Lisboa, mas sim, pode ser stressante. Estive no dia 19 de Novembro, a trabalho. Estamos a desenvolver um projecto que me obriga a ir lá com alguma frequência. Em Dezembro vou outra vez, vamos lá ver se dessa vez sem stress e sem chuva! :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.