"Quero muito ter um GPS". Ouvi esta frase sair disparada com convicção da boca de um pirralho que conversava com o colega enquanto davam uns pontapés numa bola. Eu estava de passagem pela escola deles. Era uma escola de ensino básico, primeiro ciclo! Não sei se terá um bom fim toda esta familiaridade das crianças com a tecnologia. Parece-me que quando lhe damos continuamente um telemóvel, um tablet ou outro aparelho electrónico para as mãos, só para os manter ocupados e calados, estamos a destruir-lhes a capacidade de se reinventarem e recriarem o seu mundo. E assim, só porque aborrece educar e dizer não (porque provoca birras, dá trabalho e exige tempo) vamos substituindo o afecto por um tablet ou um telemóvel. Assim, sem querer, vamos roubando às nossas crianças a criatividade, cortamos-lhes as asas que os levam ao fantástico mundo do faz de conta onde tudo é possível, onde podem sonhar. Estamos a proporcionar atalhos para o facilitismo, a cortar o espaço do convívio com o outro. Se isto não é deseducar, então não sei o que é!

9 comentários

  1. É deseducar completamente..... a conversa do GPS por acaso ainda não ouvi.... apenas do tablet! É o que eu digo, o mundo está completamente perdido!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois quando ouvi isto lembrei-me de ti e da conversa que tivemos no outro dia.

      Eliminar
  2. Completamente de acordo Vânia. Se por um lado, a tecnologia é nossa aliada, por outro em mãos muito precoces inibe outro tipo de desenvolvimento. Mas agora é tal a obsessão...

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, mas não é fácil educar uma criança fora dessas tecnologias nos dias de hoje, já que muitas delas até são fomentadas nas escolas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não deve ser. Mas podemos nao lhes comprar um telemovel ou um tablet. Podemos motivá-los a brincar, a ser criativos e menos limitados aos poderes de um botão.

      Eliminar
  4. Concordo completamente, e espero manter o mesmo pensamento quando tiver filhos.

    ResponderEliminar
  5. É um erro calar uma criança com tecnologia... ficam cegas, não conversam, não brincam :s tenho pena desta nova geração ser assim, já.

    ResponderEliminar
  6. E por falar neste assunto aqui fica o link para o meu novo blog, acabadinho de criar ;) educacaoprecisa-se13.blogspot.pt beijocas

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.