Os títulos... nada mais do que um grito de penúria para alimentar os egos mais pobres. Não consigo ser imparcial e não deitar um ligeiro juízo de valor àqueles que exigem ser tratados por Doutor, por Sr. Engenheiro ou Sr. Arquiteto, como se disso dependesse o respeito que se lhes possa prestar. Gostava que fôssemos diferentes e que os títulos que antecedem os nomes não definissem as relações. Seria bom que fôssemos capazes de olhar uns para os outros sem diferenciar os tratamentos, sem alimentar as nossas vaidades pessoais de forma tão explícita e inequívoca. 

De mim ouvirão sempre o mesmo tratamento, e não o faço por desrespeito, faço-o por reconhecimento da horizontalidade que deve haver perante uns e outros, independentemente do seu estatuto académico e/ou profissional. Precisamos mesmo de caganças, de títulos, de abreviaturas antes dos nossos nomes próprios, para nos respeitarmos e relacionarmos? Parece-me que não, quero acreditar que não. Não precisamos de criar mais muros aos tantos que já criamos por tantos outros motivos, precisamos é de simplificar e ser menos altivos e manientos. Precisamos de ser mais, em vez de parecer tanto o que na verdade não somos. Ou isso, ou estou profundamente enganada sobre aquele que deve ser o sentido da vida, e das relações a construir entre as pessoas.



[Picture via Pinterest - autor desconhecido]

10 comentários

  1. Não estás nada enganada. Concordo plenamente contigo!
    Beijinho*

    www.mentamaischocolate.pt

    ResponderEliminar
  2. Estás corretíssima Vânia, concoro a 1000% contigo!

    ResponderEliminar
  3. Os portugueses sao muito vaidosos mesmo e nao sei se alguma vez mudarão :)

    ResponderEliminar
  4. Um título não acrescenta valor á pessoa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estudar é bom, mas nem tods a gente gosta ou sente necessidade e não são menos por isso :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo com as tuas palavras!
    bjs
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar
  7. Absolutamente de acordo! :) É assim que vivo a minha vida também!

    ResponderEliminar
  8. Completamente de acordo! As pessoas não se vêem pelos títulos.

    ResponderEliminar
  9. Siiiiim! É isto mesmo!
    Trabalho numa área em que este tipo de coisas é comum...Dr. para aqui, Dr. para acolá. Para mim, são todos Caros senhores ahaha :D

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.