Feminino. "(lat.) femininu. (adj.) que é do sexo dos animais fêmeas; relativo a mulher ou a fêmea; próprio de fêmea; (gram.) da categoria do género gramatical oposta à do género masculino".

Esta é a definição do Dicionário da Língua Portuguesa. Já eu, escreveria assim, se me perguntassem: feminino é esse universo que é tão nosso, das mulheres.

O secreto.

O detalhe.

O íntimo.


O acessório.


O corpo.


O implícito, que não se vê nem se explica mas se sente 
(mesmo usando um acessório mais masculino). 


O tema deste mês revelou-se um desafio muito menos óbvio do que me pareceu ao início. Reflecti bastante e percebi que o feminino pode ter tanto de físico e palpável como de subjectivo e imaterial. Na verdade, acho que mais do que aquilo que se vê, o feminino é aquilo que se sente.


Estou muito curiosa para saber o que as minhas companheiras de 6 on 6 captaram sobre este tema. Vamos lá espreitar?

12 comentários

  1. Acho que a conclusão para todas nós este mês é que o feminino é muito mais do que o óbvio :) Por mais que nos tentei impor uma definição (ou várias vá), cada uma nós é que se deve definir como mulher, sem ser influenciada pelos outros :)

    Gostei das fotos, especialmente das cores da penúltima! Bem pensada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todas lhe demos interpretações muito interessantes e creio que mais interessante do que as fotos é a reflexão em torno das mesmas e a forma como desconstruímos o conceito. :)

      Eliminar
  2. Sofri o mesmo mal que tu relativamente ao "óbvio" - mas tu deste-lhe tão bem a volta! Adorei o íntimo e o corpo - tão bem apanhadas!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito da do corpo, porque exige um olhar mais atento, não é óbvia :)

      Eliminar
  3. Adoro os detalhes que captaste com as tuas fotos! Fiquei fã do vosso projecto e dos vossos blogs graças a este 6 on 6!
    Parabéns!

    Days of Blues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia. Está a ser um desafio interessante e acho que mais importante do que as fotos, é o que nos obriga a reflectir sobre um tema. :)

      Eliminar
  4. Adorei a ideia de dares "temas" e especialmente das fotos do secreto e intimo. A luz do acessorio está tão boa <3
    As tuas palavras vão de encontro com o meu pensamento (e parece que é geral com as outras meninas também) - ser feminina pode ser tudo e pode ser nada. Não há uma definição que seja definida e consisa. Cada uma de nós entende feminino à sua maneira, que também está certa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Marta, tudo e nada, indefinível, abstracto e concreto :) Adorei este mês, pela reflexão que me provocou e pelo que vi e li das vossas também. Foi muito interessante :) Venham mais! hehe

      Eliminar
  5. Gostei tanto deste post =) adorei o tema e conceito por de trás das fotografias, que já agora, estão lindíssimas. Adoro os pequenos detalhes do mundo feminino!
    Beijinho*

    Comecei a seguir-te ;) Faz também uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá!
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que fotos tão bonitas, Vânia! Gostei especialmente da do "íntimo", está super bonita! Photo-envy! :D

    É tão giro e tão interessante ver que chegamos praticamente todas à mesma conclusão de que este tema não era tão óbvio como parecia a princípio. Este 6 on 6 está a revelar-se um grande exercício de criatividade, mas também de sentido crítico e de reflexão. :)

    Joan of July

    ResponderEliminar
  7. Adorei este tema :) Acho que todas o conseguiram captar de forma muito bonita. Desta tua selecção, adoro a primeira fotografia.

    ResponderEliminar
  8. Adoros as fotos, mas a primeira e a minha favorita.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.