1. Canas ao vento



MOVIMENTO. Quando escolhemos este tema para o mês de Março, o meu primeiro pensamento foi: movimento é vida. Consequentemente, pensei em fotografar pessoas, gente a circular na pressa das rotinas diárias e pareceu-me óbvio que teria que procurar a agitação de uma cidade qualquer para o fazer. Contudo, acontece que acabei por não fotografar nada disso! Na verdade, o desafio maior for conseguir ver movimento em ruas que, num primeiro olhar, parecem despidas dele.

2. Gato assustado

3. Engendrando soluções num canto recôndito


4. Memórias de movimentos perdidos

Isto porque não houve tempo para parar numa cidade para fotografar. Fiquei-me pela vila onde vivo e, numa tarde fria e ventosa de sábado, saí de máquina em riste, pouco esperançosa, por saber que dificilmente ia captar gente ao fim de semana na parte velha da vila, que acontece ser a zona que mais gosto. Calculei que isso tornaria o exercício mais desafiante e fui de mente aberta. Já fotografei São Brás velho muitas vezes e quando decido armar-me em turista na minha própria terra sei sempre que vou acabar por me surpreender.

5. Roupa estendida à porta do número treze

6. A placa baloiçante da Barbearia Cavaco

Movimento é também o que não tem faltado na minha própria vida nos últimos tempos, o que explica a minha ausência do blogue. Estava mesmo agora a pensar que este tema vem mesmo a calhar, numa altura que tem sido repleta de agitação para mim. Na verdade, podia bem ter feito o exercício de fotografar os meus dias: o envolvimento nas mil e uma tarefas do trabalho; os momentos canalisados para a família e para a recuperação do tio Badé; o tempo passado no jogging com o Sérgio (que decidiu introduzir, também ele, algum movimento físico na sua vida - finalmente!); as aulas de zumba das quais não prescindo e que me dão uma energia e boa disposição essenciais; algum tempo com os amigos de sempre; e tudo o resto que tem que ser feito e que marca as rotinas diárias da maioria de nós. Por isso sobra-me pouco tempo para o blogue, para vos ler, para ver na minha vida histórias para contar ou reflexões para partilhar. É uma constante pensar: "tenho que escrever isto no blogue", mas os pensamentos esvaem-se antes que tenha um momento para os apontar e o sono chega antes que carregue no "on" para ligar o computador. A vida corre em movimentos tresloucados e eu deixo-me levar por ela, com dias preenchidos de afecto e sim, também, bastante e sempre, de muita energia boa.

Agora vamos lá espreitar que movimento captaram as minhas companheiras de 6 on 6?

9 comentários

  1. Vânia, ADOREI as tuas fotos deste mês, todas sem excepção! Movimento é mesmo vida, e apanhaste isso tão bem em todas elas - dá para perceber perfeitamente que todos os elementos estão vivos. Trabalho brutal! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana. Acabei por gostar bastante deste mês,foi desafiante :)

      Eliminar
  2. Adoro! Existe movimento em tudo, até mesmo numa conversa conseguimos "ver" sem ver :D Muito bom!
    nuages dans mon café

    ResponderEliminar
  3. Que fotos tão boas Vânia! Momentos simples mas que se percebem que estão cheios de vida e movimento. E as coras? Tão luminosas! Adorei! Fizeste um óptimo trabalho :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito das tuas fotos deste mês, Vânia, especialmente a segunda e a terceira. No geral, estão com ar de "street photography", meias fotojornalísticas, adoro! :D

    Joan of July

    ResponderEliminar
  5. Essa é uma boa analogia :) Adorei as fotos =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Adorei o sentimento que transmitem as tuas fotos deste mês, adorei cada uma delas! A expressão do gato está no ponto, estavas mesmo na hora certa, no sitio certo.

    Por vezes é tão bom sermos turistas nas nossas proprias terrinhas, encontramos sempre algo de novo. É claro que Lisboa para mim ainda é uma grande novidade e tenho tannnnto por explorar mas há dias que estou aborrecida em casa, pego na câmara et voila, ruas me aguardem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso a do gato também me causa arrepios. parece que vai fugir a qualquer momento. É a minha preferida. :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.