Aviso já que não percebo nada de outfits para casamento. Padeço, contudo, do mesmo mal que uma grande percentagem das mulheres, que é a dúvida sobre o que vestir, calçar e que acessórios usar neste tipo de evento. Acho que isto me dá a legitimidade precisa para arriscar uma abordagem ao assunto.

Os casamentos são sempre aquela chatice porque se nos descuidamos implicam gastar dinheiro em roupa e acessórios que dificilmente voltaremos a usar mais do que uma ou duas vezes na vida. Para dificultar pouca gente se lembra de colocar no convite info sobre o dress code portanto, na ausência disto, pressupõe-se que devemos ir como queremos, o que abre todo um leque de oportunidades. Difícil! Contudo, já se sabe que são ocasiões que, a menos que o dress code explicite algo como "be casual", requerem uma certa dose de requinte e formalidade. Certo?

Posto isto vai acontecer o casório de uma amiga em setembro e dei por mim com os questionamentos de sempre: What to wear? Acabei por perceber que tomei um conjunto de decisões que me levaram a que, dois meses antes do acontecimento, já tenha tudo preparado (yeah, i'm that good!) e sem grande stress. Como é que eu fiz isto? Fácil, fácil.

1. Abre o teu roupeiro e observa-o como se fosse a primeira vez
Às vezes temos debaixo do nosso nariz o que precisamos e não nos lembramos. Basta por vezes uma peça para nos inspirar, seja os sapatos que usámos na ocasião X e estão em ótimo estado, seja a pochete, o vestido, ou algo mais que percebemos que pode servir. Há peças intemporais e se tiverem alguma no vosso roupeiro não a coloquem logo de parte, analisem as possibilidades de a conjugar com outras que possam adquirir de propósito para a ocasião. Será sempre um investimento a menos a fazer e pode ser o mote para criar um look completo.


2. Agora que já sabe o que tens, concentra-te no que ainda precisas
Se não temos a sorte de ter um outfit completo no roupeiro devemos concentrar-nos em pensar no que nos falta. Se temos uma peça para aproveitar então já existe uma base para escolher tudo o resto. Se não aproveitámos nada, então está na hora de começar a pensar à séria no assunto. As ocasiões especiais deveriam servir para termos oportunidade de nos sentir únicos e por isso vale a pena, nesses momentos, arriscar. Eu faço muita pesquisa na net até encontrar o tipo de look que me apetece usar, ou algum artigo base que me inspire. Tudo isto requer algum investimento de tempo, é certo, mas que pode valer a pena. Quanto mais procurarmos inspiração mais depressa a vamos encontrar e, quando a encontrarmos, já podemos saltar para o próximo passo.

3. Já sabes o que precisas? Foca-te em onde e como arranjá-lo
Aqui mais uma vez exige pesquisa, muita pesquisa. Eu pessoalmente não ando de loja em loja, recorro à internet. Claro que ver e sentir os artigos é essencial para algumas pessoas, mas não para mim. Em último caso penso que se não gostar do que chegou posso sempre trocar. Há uma variedade sem fim de lojas e marcas online onde, sem nos chatearmos muito, podemos comparar peças, preços, conjugar os acessórios daqui com a roupa dali... enfim, um universo de possibilidades e tudo sem levantar o rabiosque da cadeira.


4. Não deixes estas decisões para o último minuto
"O tempo é inimigo da perfeição", certo? Deixar todas as decisões sobre um outfit para a última hora vai criar stress, precipitar decisões, tornar-nos desesperados e mais vulneráveis à compra de produtos caros. Fazendo tudo com tempo significa que vamos comprar aquilo que queremos e precisamos realmente e dentro do plafond que definimos.

5. Não te leves demasiado a sério
Arrisca! Sê diferente! Procura peças que te façam sentir especial, que vão ao encontro da ocasião sim, é certo, mas sobretudo com as quais te identifiques, que tenham um je ne c'est quoi teu! O desafio está em sermos nós mesmos perante a ocasião, seguros das decisões tomadas e prontos para a diversão.

[Fotos via Pinterest]

6 comentários

  1. Aiiiii, e eu que tenho 4 casamentos este ano..... e um deles é temático, inspirado no Mamma Mia e temos que ir todos vestidos de branco... até pensei levar o meu vestido de noiva... mas não deve ser muito boa ideia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4 num ano é dose! O temático é fixe, muito grego, roupas leves, praia... lol acho que se levares o vestido de noiva é um risco, ainda te confundem com a noiva. :D

      Eliminar
  2. Acho ótimas dicas! Eu cada vez mais tento fazer a festa com o que tenho em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, porque muitas vezes temos peças que se não usamos em ocasiões especiais, quando é que vamos usar?

      Eliminar
  3. Tenho um para Setembro e ja ando a "moer" a cabeça com o que raio hei-de vestir.
    A serio, nos últimos dias de Setembro, tanto pode estar calor como chuva. duvidas duvidas....

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Setembro não é um mês fácil... é imprevisível!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.