O verão da minha infância era os gelados, as férias lectivas intermináveis, os piqueniques com os amigos debaixo da alfarrobeira na casa da avó, os banhos de ribeira nas idas à serra com o avô Manuel e os mergulhos de piscina e mar com os pais, os primos e os tios. Era o acordar cedo e ter aulas de natação antes de ir passar o dia na casa da avó Albertina. O Verão era saber que religiosamente ao domingo íamos à praia, que não ia haver estacionamento para o carro, que ia ser um mar de gente e que à noite íamos ao café comer um gelado. Era os serões tardios na casa da Maria do Carmo e das outras vizinhas a jogar ao dominó e à carta. Era passar muitos dias com a Liliana, o Leonel, o Mauro, a Jaqueline, a Carolina e a Ana em aventuras que criávamos, em brincadeiras que fazíamos criando laços que até hoje não se quebraram.

Houve alturas em que, já com mais idade, o verão da inocência foi sendo substituído pelas férias no Alentejo na casa da Rita e as férias da Patrícia na minha casa, onde se conhecia um mar de gente nova. O Verão era os primeiros amores, as saídas à noite, o negociar com os pais as horas para chegar a casa. Era os primeiros acampamentos com o prof fixe que antes de terminar o ano lectivo nos levava para a Ilha de Tavira e nos dava liberdade total para existir. O verão era os dias passados no computador a escrever páginas e páginas de histórias inspiradas nas minhas próprias memórias e noutras que lia nos livros. Era o verão das possibilidades, dos telefonemas para os amigos, do madrugar para irmos de autocarro até à praia. Era o verão dos amores e desamores, do ficar acordada até tarde a sonhar e a ansiar pelos próximos dias.

Agora o verão é altura de abrandar. São dias de esplanadas, de tapas com os amigos, de boa conversa sob o céu estrelado. O verão é o pôr do sol a ouvir um concerto e a suspirar pela beleza que é a simplicidade da vida. É os fins de semana nas praias que fazem sentido, nos sítios onde nos sentimos bem. O verão sou eu, ele, a família e os amigos, sempre e inquestionavelmente. O verão acontece nas entrelinhas do trabalho que diminui e se torna mais ligeiro ou se não, torna-se menos significante, como algo que acontece no espaço entre uma diversão e outra. O verão é uma agenda cheia de planos de lazer, muitas fotografias para tirar e muitos livros para ler. O verão é a ligeireza dos dias, a vida que voa estonteante e nos atordoa com tudo o que tem de bom. O verão continua a ser tudo o que era desde a infância e mais, porque agora consigo parar e sentir uma felicidade imensa com o silêncio do fim do dia e as cores laranja com que o sol pinta o céu antes de se deitar.

E vocês gente bonita, o que vos traz o verão?

Pics via instagram (@vaniadmartins)

13 comentários

  1. Por cá o verão é sobretudo o canto sem fim dos pássaros, almoços ao ar livre (apesar de trabalhar o verão inteiro), churrascos e noites claras (há alturas em que não escurece por cá na Suécia). Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O canto dos pássaros... sim, também tenho disso por aqui. E que bem que sabe!

      Eliminar
  2. Que post tão bonito! Revi-me logo no negociar horas para chegar e nos acampamentos na ilha de Tavira. Na adolecencia também foi muito sair do trabalho às 2h da matina para irmos para a discoteca até as 7h para depois tomar o pequeno almoço modo zombie e irmos para a praia dormir. Quando não era discoteca era ir para a praia tocar musica e tomar banho às 4h da manhã, a água estava tão quente, assim como a areia, ainda do Sol do dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom recordar e saber que fizemos (e ainda fazemos) as maluquices que queremos. :D

      Eliminar
  3. Para mim, de há uns anos para cá passou a ser sinónimo de reencontro com a família, voltar a construir castelos de areia devido ao aparecimento do meu sobrinho, jogar bola com ele na água, e todas essas coisas boas! Sabe-me muito a "matar saudades"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer-nos rodear daqueles que gostamos e que gostam de nós é sempre tão, mas tão bom! :D

      Eliminar
  4. Vânia, que post tão bonito! Muito amor :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto deste post! O meu Verão também foi evoluindo e hoje em dia é bem mais fugidio e acho que menos calmo porque tenho pressa de aproveitar o tempo que parece voar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu também é menos calmo, mas é uma pressa que não cansa, pelo contrário. Daí eu o sentir como um abrandamento. Parece que tudo ganha outra ligeireza.

      Eliminar
  6. Gostei imenso, Vãnia.É um desfiar de vida que está nessas parágrafos tão bem delineados.
    Boa semana,
    Mia

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.