Amanhã vamos de viagem e já que meio país está no sul, nós rumamos ao centro para ver se desintoxicamos da confusão (e só espero que não vamos intoxicar-nos com o fumo, dado o dântico cenário de incêndios que se tem erguido ao longo desta semana). Adiante, a ideia era percorrer os Passadiços do Paiva e já com bilhetes comprados, heis que a serra começou, lamentavelmente, a arder. O plano B já existiu e já deixou de existir porque decidimos relativizar. É provável que passemos por Aveiro, no litoral e é provável que visitemos algumas aldeias de Xisto na Serra da Lousã, mas logo se vê. Levamos um caderno com alguns apontamentos de possíveis locais a visitar (para não andarmos completamente perdidos) e é só isso.

Toda esta despreocupação relativamente ao destino provém do facto de que viajamos de carro e quando se faz uma viagem destas acho que não interessa tanto o destino, mas sim o caminho que te leva lá. O simples facto de andar a papar quilómetros, de ter a liberdade para parar e nos demorarmos onde apetecer, sem grandes metas ou preocupações, pode ser algo altamente libertador. Eu, pelo menos, vejo-o assim. Por isso mesmo estava aqui a pensar que há pessoas que preferem ter tudo planeado quando fazem uma viagem (e eu também o faço na maioria das vezes), mas, caso ainda não tenham experimentado simplesmente "ir", aqui ficam alguns motivos que eu acho que podem justificar optar por fazer este tipo de viagem, sobretudo no verão:

1. To slow down
Uma road trip permite desacelerar o ritmo, esquecer o calendário e o relógio. Não ter datas para ir e voltar, ou estar dependente de horários de transportes públicos permite que toda a viagem seja feita ao nosso ritmo, respeitando as nossas vontades. Se acontecerem imprevistos, como foi o caso deste ano comigo, não há motivos para stress porque em qualquer altura se pode alterar a rota. Para mim, não deve haver nada mais orgânico do que viajar assim.

2. To save money
Associo as road trips de verão ao camping e isso traz muitas vantagens, sendo a maior delas a de que se poupa no alojamento e na deslocação em si. No verão tudo está inflacionado, como sabem, e viajar de carro possibilita que se economize numa viagem de avião, por exemplo, e também que se leve a casa atrás, literalmente. Isto significa que podemos pousar onde quisermos e até mesmo cozinhar as nossas próprias refeições, ao som da natureza envolvente, se formos preparados para isso. Além disso, não ter pressa para chegar significa que podemos escolher os caminhos mais baratos e evitar portagens.

3. To go into the wild
Para os amantes de natureza, as road trips permitem-nos ir praticamente a todo o lado passando pelos locais menos centrais, já que somos nós que escolhemos o nosso próprio caminho. Acabamos muitas vezes por conhecer vilarejos, praias ou serras onde dificilmente teríamos acesso sem meio de transporte próprio. Mais do que isso, podemos parar naquele sítio que nos encantou e demorar-nos a apreciar a paisagem, ou a fazer algumas actividades. Aproveita-se muito mais. 
  
Então e vocês, acrescentariam mais motivos a esta lista? Já agora, lembram-se eventualmente de algum inconveniente para as road trips (que não seja levar uma carrada de tralha atrás, no caso de optarmos por acampar)? 

4 comentários

  1. Eu adorava fazer uma!

    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorava fazer uma viagem assim ;)
    xoxo,
    Ana Rita Leite
    WHITEDAISY

    ResponderEliminar
  3. Há muito tempo que não faço. Mas o que gosto especialmente é passar numa estrada e ver uma indicação que refere qualquer coisa interessante, nesse momento decides ir lá ver do que se trata! Eh eh, o inesperado traz boas surpresas! Boa viagem! P.S. Nem acredito que os Passadiços do Paiva arderam outra vez, fico mesmo revoltada... arrggg

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.